sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Litoral Sul participa de debate na TV COM SC sobre Morro dos Cavalos

O Coordenador Regional do Litoral Sul da FUNAI participou de debate no Programa "Conversas Cruzadas", na TV COM SC, do grupo RBS, no dia 9 de janeiro, as 22 horas.

No debate estavam presentes a Antropóloga da Universidade Federal de Santa Catarina, Dra. Maria Dorothea Post Darella; a Cacica da Terra Indígena Guarani Morro dos Cavalos, Eunice Antunes; o Procurador Geral do Estado de SC, Dr. João dos Passos Martins Neto; e o Engenheiro do DNIT, Sr. Huri Raimundo.

Na opinião do Coordenador Regional, o debate foi bom e esclarecedor, utilizando espaço da imprensa para levar informações ao povo catarinense. Foi esclarecido que a FUNAI segue o rito previsto na legislação, tendo que o DNIT encaminhar o projeto da 4a pista sobre o Morro dos Cavalos no âmbito do processo de licenciamento dos 2 túneis. Sendo este inclusive o objeto da Liminar espedida pela Justiça Federal, de que o DNIT atue de acordo com os ritos.

O DNIT executando da forma correta, nem a FUNAI, nem os indígenas são contra a duplicação. O problema é que foi feito pedido pelo DNIT em fazer a 4a pista em separado dos procedimentos existentes, o que torna irregular o processo, como provado pela Justiça Federal.

A Cacica Eunice Antunes explicou que a comunidade Guarani segue com esperanças de um bom cumprimento da lei, e desde o início das discussões da Duplicação do trecho sul da BR 101 em SC e RS, os Guarani já se posicionaram a favor de 2 túneis e desativação do leito atual.

Assista o debate clicando no link:
http://videos.clicrbs.com.br/sc/tvcom/video/conversas-cruzadas/2014/01/conversas-cruzadas-bloco-questao-indigena-morro-dos-cavalos-09-012014/58901/

Nenhum comentário:

Postar um comentário